Consulta no Site
Início | Mapa do Site | Fale Conosco
APEF
Licenciamento Ambiental
Prest. Contas Produtor/Explorador
Prestação Contas Comprador
Termo de Responsabilidade - ATF
Emissão de Carteira de Pesca
Consulta GR / DAE
AMUC
Onde ser atendido
Serviços On-Line
Lista de Serviços
Serviços On-Line
Webmail IEF
 
   

Criado em 1992, o Curso de Capacitação para Guarda-Parques (CGP) é oferecido anualmente pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG), em parceria com o U.S. Fish & Wildlife Service e a Fundação Biodiversitas.

O objetivo do curso é o treinamento de profissionais ligados às diversas atividades operacionais de parques, reservas e demais áreas protegidas do país.

Em 2006, o curso acontecerá entre os dias 09 e 28 de agosto. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de junho.

A capacitação pretende contribuir para que os participantes desempenhem suas funções com maior eficiência e motivação, para que desenvolvam valores éticos que levem a melhoria da qualidade de vida e de trabalho, como também para que sejam multiplicadores do cultivo de atitudes de proteção e conservação da diversidade biológica e cultural.

Estrutura Curricular

O curso conta com 10 disciplinas obrigatórias teórico-práticas, palestras e atividades complementares, oferecidas dentro de uma carga horária de 128 horas/aula, sendo: de 128 horas/aula, sendo:

• Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes
• Noções de Ecologia
• Legislação Ambiental
• Princípio de Planejamento de Unidades de Conservação
• Patrulhamento Ambiental
• Relações Humanas
• Sistema de Segurança em Unidades de Conservação
• Interpretação Ambiental
• Animais Peçonhentos
• Prevenção e Combate a Incêndios

Local e Desenvolvimento do Curso

Parque Estadual do Rio Doce
Situado na porção sudeste do Estado, na região do Vale do Aço. Abriga a maior floresta tropical de Minas Gerais, em seus 36.970 hectares, com árvores centenárias, madeiras nobres e uma diversidade de animais silvestres, que compõem o cenário de um dos poucos remanescentes de área contínua de Mata Atlântica interiorana preservada, além de um notável sistema lacustre com quarenta lagoas naturais. Esse conjunto é reconhecido pela ONU através da UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Parque Estadual do Rio Preto
Localizado no município de São Gonçalo do Rio Preto, região do Alto Jequitinhonha. Inserido no complexo da Serra do Espinhaço, abriga as nascentes do Rio Preto, um dos mais importantes da região e afluentes do Rio Jequitinhonha. Possui como cobertura vegetal nativa os campos rupestres, os cerrados, e as matas de galeria.

Ambos os parques possuem em sua infra-estrutura um centro de treinamento constituído por apartamentos, sala de aula, lanchonete, áreas de atividades culturais e integração, laboratórios, centro de visitantes, auditório, restaurante e sistema de rádio-comunicação.

Outras Informações


O Curso oferece aos candidatos selecionados: alojamento, material didático e transporte de Belo Horizonte ao Parque.
As despesas com deslocamento do local de origem para Belo Horizonte e retorno, alimentação, como também despesas pessoais estão sob responsabilidade da Instituição de origem do participante.

Secretaria do Curso de Guarda-Parques:
Instituto Estadual de Florestas – IEF
Coordenadoria de Proteção à Vida Silvestre
Rua Paracatu, 304 - sala 901 - Barro Preto – Belo Horizonte/MG
CEP: 30180-090
Tel. 55 (31) 3295 7514 - Telefax: 55 (31) 3295 7393
E-mail: cpvs@ief.mg.gov.br


Clique aqui para baixar a ficha de incrição

copyrigth 2005 © IEF - Instituto Estadual de Florestas - todos os direitos reservados