Consulta no Site
Início | Mapa do Site | Fale Conosco
APEF
Licenciamento Ambiental
Prest. Contas Produtor/Explorador
Prestação Contas Comprador
Termo de Responsabilidade - ATF
Emissão de Carteira de Pesca
Consulta GR / DAE
Guarda-Parques
Onde ser atendido
Serviços On-Line
Lista de Serviços
Serviços On-Line
Webmail IEF
 
 

Pós-graduação “lato sensu”

Criado em 1992, o curso de Administração e Manejo de Unidades de Conservação (AMUC) é realizado no Estado de Minas Gerais em unidades de conservação sob jurisdição do Instituto Estadual de Florestas. Tem como objetivo a capacitação de profissionais que atuam no gerenciamento e planejamento de áreas protegidas do Brasil e de outros países da América Latina e países da África de língua portuguesa.

Pretende-se que o profissional inserido neste curso conheça os conceitos básicos de manejo e conservação de recursos naturais, legislação e políticas ambientais, integração área protegida e seu entorno, comunicação, planejamento, técnicas de liderança e supervisão, conservação e desenvolvimento social, entre outros assuntos, que servirão de alicerce para a melhoria das atividades ligadas à administração das Unidades de Conservação.

Realização: Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais

Parcerias: Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola/FAFILE/UEMG e Fundação Biodiversitas

Financiamento: Governo do Estado de Minas Gerais, U.S. Fish and Wildlife Service, Programa PROMATA, Empresas Privadas

Secretaria do Curso AMUC:
Instituto Estadual de Florestas – IEF
Coordenadoria de Proteção à Vida Silvestre
Rua Paracatu, 304 - sala 901 - Barro Preto – Belo Horizonte/MG
CEP: 30180-090
Tel. 55(31) 3295 7514 - Telefax: 55(31) 3295 7393
E-mail: amuc@ief.mg.gov.br

 
DISCIPLINAS
• Estudos Sociais
• Legislação Ambiental aplicada às Unidades de Conservação
• Clima, Solos e Águas no Sistema Ambiental
• Conservação da Biodiversidade
• Cartografia
• Planejamento para Gestão de Unidades de Conservação
• Administração de Unidades de Conservação
• Fundamentos de Metodologia Científica
• Manejo de Resíduos
• Sistemas de Segurança em Unidades de Conservação
• Manejo de Fogo
• Comunicação Dirigida em Unidades de Conservação
• Educação Ambiental
• Interpretação Ambiental
• Ecoturismo

Carga horária total: 450h/a
LOCAL DE REALIZAÇÃO DO AMUC

Parque Estadual do Rio Doce/PERD: localizado no Estado de Minas Gerais - região sudeste do Brasil, abrangendo parte dos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo, a 205 km de Belo Horizonte, na região do Vale do Aço. Esta unidade de conservação, reconhecida pela ONU, através da UNESCO, como Reserva da Biosfera, nos seus 35.973 hectares, compõem a maior área contínua de Mata Atlântica preservada do estado de Minas Gerais, apresentando infra-estrutura ideal para realização do AMUC.

Parque Estadual do Itacolomi: O Parque fica na região Sudeste de Minas Gerais, localizado nos municípios de Ouro Preto e Mariana, a 110 Km de Belo Horizonte, ocupando uma área de 7.543 hectares. O relevo é do tipo montanhoso, com altitudes que variam de 700 até 1772m, destacando o Pico do Itacolomi com 1.772 metros de altitude. acima do nível do mar. Esta unidade de conservação oferece infra-estrutura para atendimento aos visitantes, composta por: residências do administrador, de pesquisadores e visitantes; auditório, biblioteca, museu do chá, lanchonete, almoxarifado, centro de informações e capela.

Estação Ecológica Tripuí: Com uma área de 337 hectares, a Estação Ecológica do Tripuí localiza-se no município de Ouro Preto, 90 km a sudeste de Belo Horizonte, com altitude que varia entre 1.100 a 1.300 metros. Às margens da rodovia dos Inconfidentes, abrange um sítio de grande beleza cênica, incluindo parte das serras que constituem o Quadrilátero Ferrífero, uma unidade geológica mundialmente conhecida por suas reservas de minério de ferro. A Estação apresenta grande interesse científico para a pesquisa biológica, pois foi encontrado na área uma espécie rara em extinção, o Peripatus scaciolli.

Parque Estadual da Serra do Rola-Moça: Este parque, localizado nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho, constitui uma das principais áreas verdes da Região Metropolitana de Belo Horizonte, preservando 3.941,09 hectares de matas. O Parque abriga seis importantes mananciais de água – Taboões, Rola –Moça, Bálsamo, Barreiro, Mutuca e Catarina – declarados pelo Governo Estadual como Áreas de Proteção Especial, que garantem a qualidade dos recursos hídricos que abastecem parte da população da Região Metropolitana de BH. Neste parque encontra-se implantado o Sistema de Vídeo Vigilância, no interior da área, em parceria com a Companhia Brasileira de trens Urbanos – CBTU. Iniciativa pioneira no país, que somada aos esforços já em curso, como o Sistema Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais na região.

Parque Estadual do Rio Preto: Com uma área total de 10.755 hectares., o parque possui uma infra-estrutura composta por Sede Administrativa, Centro de Informação e Educação Ambiental - Auditório, 12 Alojamentos; Refeitório; Área de Camping, área para lavagem de roupa e fonte com água potável.
Está localizado no município de São Gonçalo do Rio Preto, cidade do Alto Jequitinhonha inserida no complexo da Serra do Espinhaço. A área do Parque abriga as nascentes do Rio Preto, um dos mais importantes da região.
O Parque do Rio Preto possui como cobertura vegetal nativa os campos de altitude, os campos rupestres, os cerrados, os cerradões e as matas de altitude, tipologias vegetacionais, que cobrem mais de 99,5% da área. A diversidade florística e a abundância de recursos hídricos e de abrigos em rochas, relaciona-se uma fauna bastante rica.

copyrigth 2005 © IEF - Instituto Estadual de Florestas - todos os direitos reservados