Alto Jequitinhonha
Alto Médio São Francisco
Alto Paranaíba
Centro Norte
Centro Oeste
Centro Sul
Mata
Nordeste
Noroeste
Norte
 

SUPERVISOR REGIONAL: Dalton de Oliveira

Endereço: Pça Quintino Bocaiúva, 68 – Centro
Varginha - MG
CEP: 37.002-180
Telefone:(35) 3221-4666 / 4716

E-mail: erssup@ief.mg.gov.br

 

O Escritório Regional Sul foi implantado em 1984, com sede no município de Varginha, compreendendo uma área de atendimento de 53.300,2 Km2 , abrangendo 156 municípios e 111.000 propriedades rurais.

A Bacia Hidrográfica do Rio Grande é a principal na região sul. E as principais Sub-Bacias Hidrográficas são Rio Verde, Rio Aiuruoca, Rio Capivari, Rio Sapucaí, Rio Sapucaí-Mirim e Rio Pardo.

As principais atividades econômicas desenvolvidas na região são: Agricultura (café e cana) , Fruticultura (laranja, morango, etc), Reflorestamento (eucalipto, pinus e araucária), Pecuária Leiteira, Mineração, Indústrias em Geral.

As tipologias florestais predominantes na região são: Campo de Altitude, Cerradinho, Cerrado, Ecossistemas associados à Mata Atlântica.

A estrutura do Regional Sul é a seguinte:
16 Escritórios Florestais, 01 Posto de Atendimento,15 Viveiros Florestais,02 Parques Estaduais,sendo Parque Estadual de Nova Baden que possui uma área de 353 hectares e está localizado no município de Lambari e Parque Estadual da Serra do Papagaio que possui uma área de 22.913 hectares e abrange os municípios de Alagoa, Aiuruoca, Baependi, Itamonte e Pouso Alto.

01 Área de Proteção Ambiental - APA Fernão Dias - Possui uma área de 180.000 hectares, abrangendo 08 municípios.

Ainda na área de jurisdição do Regional Sul, têm-se Unidades de Conservação administradas pelo IBAMA, quais sejam Parques Nacionais do Itatiaia e Serra da Canastra, Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira e Floresta Nacional de Passa Quatro.

O Regional Sul vem buscando ao longo dos anos a integração institucional, através de contato e articulação com seus parceiros naturais, tais como Prefeituras Municipais, Copasa, Cemig, Sindicatos, Codemas, Produtores Rurais, Sociedade, dentre outros, para conjuntamente executarem a Política Florestal do Estado, promovendo assim um controle mais eficiente da exploração de matas nativas, assegurando as condições necessárias de conservação e preservação da biodiversidade e protegendo os recursos pesqueiros.

Vem buscando também consolidar o desenvolvimento florestal sustentado através de execução de Projetos de Manejo Integrado de Sub-Bacias Hidrográficas, recuperação e recomposição de matas ciliares, recuperação de áreas degradadas, bem como arborização urbana.

copyrigth 2005 © IEF - Instituto Estadual de Florestas - todos os direitos reservados