Início | Mapa do Site | Fale Conosco  
PREVINCÊNDIO
Brigadas Voluntárias
Monitoramento
Focos de Calor em Minas Gerais
 
Disque Alerta de Incêndios Florestais
0800 28 32323
 
   
 
Na Base Operacional da Força Tarefa PREVINCENDIO estão reunidos pessoal, equipamentos e infra-estrutura adequados para vigilância, monitoramento e combate a incêndios florestais no período crítico do ano (período seco), que vai de maio a outubro. A Força Tarefa é a primeira do gênero na América Latina.

A Força Tarefa Previncêndio está sediada no Aeroporto Municipal de Curvelo, que foi totalmente reformado. O município foi escolhido para ser a base por se localizar no centro geográfico do Estado, permitindo que as equipes cheguem a qualquer local do Estão em até duas horas.

A base operacional também chamada Aerofogo é coordenada pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF, através do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – PREVINCÊNDIO, em parceria com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Civil, a Coordenadoria de Defesa Civil, a Companhia Energética de Minas Gerais -Cemig e a Prefeitura Municipal de Curvelo, que constituem a Força Tarefa.

Na base está instalado o sistema de recepção de focos de calor via satélite e a central do telefone 0800 para informes de incêndios florestais. Veículos adaptados para combate a incêndios, o caminhão especial para abastecimento de aviões, três aviões AIR-Tractor para combate ao fogo e duas aeronaves – um bandeirantes e um sertanejo – estão baseados em Curvelo.

A base conta também com quatro helicópteros, apoio de 300 servidores e dois mil brigadistas que são membros permanentes da Força Tarefa em todo o Estado.

A equipe da Força Tarefa está de prontidão 24 horas por dia para atendimento às ocorrências e denúncias através do telefone 0800 28 32323. Durante o período de chuva, a base será utilizada como centro de treinamento para as equipes de brigadistas e de técnicos que atuam nesta área em Minas Gerais

Interessados podem se cadastrar através do telefone (31) 3295.6876 ou pelo e-mail previncendio@ief.mg.gov.br

copyrigth 2005 © IEF - Instituto Estadual de Florestas - todos os direitos reservados