Início | Mapa do Site | Fale Conosco  
PREVINCÊNDIO
Força Tarefa
Monitoramento
Focos de Calor em Minas Gerais
 
Disque Alerta de Incêndios Florestais
0800 28 32323
 
   
 
BRIGADAS VOLUNTÁRIAS DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS

O trabalho de treinamento de brigadistas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) começou em 1993. As brigadas são compostas por voluntários que querem ser parceiros na proteção dos recursos naturais do Estado. Elas atuam como complemento importante ao trabalho executado pelos funcionários das unidades de conservação e do Corpo de Bombeiros. Os cursos de treinamento de brigadistas são feitos com turmas de, no mínimo, 20 pessoas e realizados na própria região da unidade de conservação.

O curso apresenta técnicas essenciais de combate aos incêndios e noções das formas de propagação do fogo. Os brigadistas aprendem como definir a coordenação do combate ao fogo, como reconhecer o local do incêndio e técnicas para o combate direto e indireto, formas de utilização de ferramentas e técnicas como as de construção de aceiros.

O IEF, através dos gerentes e das equipes das unidades de conservação, fazem um levantamento sobre as áreas críticas no entorno. Equipes fazem palestras nas comunidades nos locais nos quais os moradores se reúnem (igrejas, associações comunitárias, escolas). Através dessas atividades, os voluntários são sensibilizados para participarem dos treinamentos. Prefeituras municipais, condomínios e empresas no entorno das unidades também são contatadas para formarem suas brigadas. Entre outras empresas, já atuam em conjunto com o IEF a Sical, a Mineração Rio Verde, a VDL, a MBR, Acesita e a ONG Brigada 1.

Interessados podem se cadastrar através do telefone (31) 3295.6876 ou pelo e-mail previncendio@ief.mg.gov.br

copyrigth 2005 © IEF - Instituto Estadual de Florestas - todos os direitos reservados