Início | Mapa do Site | Fale Conosco  
Localização
Ibitipoca
Nova Baden
Rio Doce
Rio Preto
Serra do Brigadeiro
Serra do Rola Moça
Baleia
Biribiri
Campos Altos
do Sumidouro
Grão Mogol
Lagoa do Cajueiro
Mata Seca
Pico do Itambé
Rio Corrente
Serra da Candonga
Serra das Araras
Serra do Cabral
Serra do Papagaio
Serra Negra
Serra Nova
Sete Salões
Verde Grande
Veredas do Peruaçu
história pra contar
 
Criado em 14 de junho de 1967, pela Lei nº 4.495, o Parque Estadual do Itacolomi fica na região sudeste de Minas Gerais, a 100 quilômetros da Capital, ocupando uma área de 7.543 hectares de belezas naturais. No final do século XVII, na busca por riquezas, o bandeirante paulista, Antônio Dias, avistou o Pico do Itacolomi, que serviu como ponto de referência, para que outras expedições chegassem ao local com facilidade. Situado em Ouro Preto e Mariana, o Itacolomi se torna parte integrante dos cenários, que registram a cultura de um povo, através de lendas, estórias e tipos curiosos.

Entre os monumentos históricos destacam-se a Fazenda São José do Manso, onde se localiza a Casa Bandeirista (restaurada através do convênio celebrado entre o IEPHA e o IEF), a Fazenda do Cibrão e as ruínas da Casa de Pedra, na Chácara do Cintra.

infra-estrutura
 
A sede administrativa do Parque fica na fazenda São José do Manso, local que já abrigou, na década de 30, uma fábrica de chá. Hoje, a infra-estrutura é utilizada para atender os visitantes com residências, auditório, biblioteca, museu do chá, lanchonete, almoxarifado, centro de informações e capela.
Contato: (31) 8835-7260

a natureza perto de "Deus"
 
O patrimônio natural, com grande diversidade biológica é composto por campos de altitude, afloramentos rochosos nas partes mais altas da serra, onde predominam as gramíneas, sempre-vivas, orquídeas e canela-de-ema. O relevo é do tipo montanhoso, com altitudes que variam de 700 até 1772 m (cume do Pico do Itacolomi) acima do nível do mar.

A fauna do Parque é diversificada, podendo ser encontrados mamíferos, répteis, anfíbios e aves das mais variadas espécies, algumas ameaçadas de extinção como a lontra, a onça parda, a jaguatirica, o lobo-guará, o sauá e aves como pavó e o jacuaçu.

copyrigth 2005 © IEF - Instituto Estadual de Florestas - todos os direitos reservados