Início | Mapa do Site | Fale Conosco  
Localização
Fotos do Parque
Itacolomi
Nova Baden
Rio Doce
Rio Preto
Serra do Brigadeiro
Serra do Rola Moça
Baleia
Biribiri
Campos Altos
do Sumidouro
Grão Mogol
Lagoa do Cajueiro
Mata Seca
Pico do Itambé
Rio Corrente
Serra da Candonga
Serra das Araras
Serra do Cabral
Serra do Papagaio
Serra Negra
Serra Nova
Sete Salões
Verde Grande
Veredas do Peruaçu
 
história pra contar
 
Ibitipoca, que significa "Serra Fendida", é o nome do Parque Estadual situado no sudoeste do Estado, na Serra da Mantiqueira, criado em 4 de julho de 1973, pela Lei nº 6126.
infra-estrutura
 
O Parque Estadual do Ibitipoca possui uma infra-estrutura de apoio aos visitantes, composta de portaria, estacionamento, área de camping, lanchonete, centro de visitantes e anfiteatro.
Horário de funcionamento de 07:00 hs às 20:00 hs.

Estacionamento: situado próximo à entrada para a área do camping, a 1,6 km da portaria. Possui capacidade para 30 veículos. Em feriados prolongados só é permitida a entrada de veículos de campistas e exceção para veículos com crianças pequenas, pessoas idosas e com problemas físicos.
Área de camping: Camping com capacidade para 10 barracas de segunda a sexta, não ultrapassando 30 pessoas; e 15 barracas não ultrapassando 45 pessoas, aos sábados, domingos e feriados, com vestiários, sanitários e lavatórios. As reservas para o camping são feitas por telefone (32) 3281-1101 à Administração do Parque, com antecedência de 30 dias. Não é necessário utilizar serviços de agências de turismo.

Não é permitido acender fogueiras no Parque. Os turistas devem usar fogareiro a gás, ou utilizar carvão nos locais apropriados. A área do camping é dotada de uma lanchonete, que serve café da manhã, lanches rápidos, almoço, jantar, bebidas alcóolicas, refrigerantes e sucos.

atrativos naturais
 
O Parque Estadual do Ibitipoca possui vários atrativos naturais, como mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras e picos. Entre eles se destacam as grutas da Cruz, dos Três Arcos, dos Viajantes, do Pião e do Coelho. Os Ribeirões do Salto e Vermelho e o Córrego do Monjolinho formam belas cachoeiras e piscinas naturais. A Ponte de Pedra, a Prainha, o Lago dos Espelhos, e muitos outros atrativos oferecem várias opções aos turistas. Com 1.784 metros de altitude, o pico da Lambada ou do Ibitipoca oferece uma vista panorâmica inigualável.

Sua fauna é rica, com espécies de grande significância para o turismo como a onça parda, o lobo guará, o guigó, os macacos barbado, sauá e saguis, o papagaio do peito roxo, o coati, o andorinhão-de-coleira falha, entre outros. Dentre os anfíbios encontra-se uma espécie de perereca, a "Hyla de Ibitipoca", que foi identificada pela primeira vez na região e "provavelmente" é uma espécie endêmica do local.

A flora é um grande atrativo do Ibitipoca, com diversas espécies relevantes como orquídeas, bromélias, candeias, líquens e samambaias. Traço marcante da vegetação no Ibitipoca são as "barbas-de-velho", uma espécie de líquen verde-água, que pende dos galhos das árvores, provocando um belo efeito visual.A vegetação floresce o ano inteiro, oferecendo grande beleza cênica. Os campos rupestres, tipo de vegetação endêmica, constituem uma grande extensão de vegetação do Parque. A UC abriga, também, uma área de mata ombrófila, conhecida por Mata Grande.

de olho no tempo
 
Os meses de outubro a janeiro apresentam-se com chuvas intensas e descargas elétricas; de fevereiro a maio o tempo apresenta-se limpo, com temperaturas agradáveis e os meses de junho a setembro apresentam-se com baixo índice pluviométrico, temperaturas amenas, às vezes com baixa umidade do ar e riscos de incêndio. No inverno, a temperatura pode chegar a 0ºC e no verão a 36ºC.

copyrigth 2005 © IEF - Instituto Estadual de Florestas - todos os direitos reservados